Foram desativados os lixões de Brejo sede e do distrito de São Domingos

A prefeitura do município de Brejo da Madre de Deus, desativou, nessa terça-feira (6) os lixões de Brejo sede e do distrito de São Domingos. Os resíduos serão depositados em aterros sanitários, na cidade de Caruaru, e não jogados em lixões a céu aberto. Os aterros compactam o lixo, cobrem com areia e fazem a impermeabilização do solo, para evitar a contaminação através do chorume.

Gustavo Pinto, engenheiro ambiental, falou sobre o encerramento dos lixões no município. “O encerramento dos lixões passa não apenas pela questão ambiental, quando falamos em sustentabilidade estamos falando de um tripé que se baseia na questão ambiental, econômica e social. Hoje, estamos encerrando os dois últimos lixões do município, já encerramos o de Mandaçaia e de Fazenda Nova, ambos distritos de Brejo”, afirma.

Em outro momento o engenheiro abordou como aconteceu o processo para a desativação. “Estamos há dois anos nos planejando para a desativação desses lixões, levamos em consideração a parte social, por meio da Secretaria de Assistência Social que realizaram o cadastro de todos os catadores, a secretaria de educação e de saúde fizeram campanhas de conscientização, capacitação e disponibilização de vacinas, além de oferecer vagas em creches e escolas para os filhos dos catadores. Tivemos todo um planejamento antes de chegarmos até essa fase”, pondera.

Secretaria de Comunicação


Brasao
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support